“At the heart of the movement toward Open Educational Resources is the simple and powerful idea that the world’s knowledge is a public good and that technology in general and the Worldwide Web in particular provide an extraordinary opportunity for everyone to share, use, and re-use knowledge. OER are the parts of that knowledge that comprise the fundamental components of education – content and tools for teaching, learning and research.” (Hewlett Foundation)
A possibilidade de todos poderem partilhar, utilizar e reutilizar o conhecimento (a democratização) é, efectivamente, uma extraordinária oportunidade proporcionada pelos Recursos Educacionais Abertos.
No entanto, a produção, disseminação e utilização de OER origina ainda um conjunto de oportunidades e potencialidades, sendo de destacar as inovações ao nível pedagógico e organizacional:
- Pedagógico – transformação das práticas educacionais na instituição, colocando o estudante no centro do processo formativo.
- Organizacional – maior transparência nas actividades da instituição e aumento da visibilidade das instituições na comunidade onde o seus alunos se inserem – abertura da instituição à comunidade. Reforço da interacção social entre todos os participantes no processo formativo, alunos, docentes, pais, especialistas, transformando as instituições em comunidades educativas. Colaboração com instituições de outros países e/ou com “especialistas” de diversos sectores, quebrando fronteiras entre países e culturas - abertura da instituição ao mundo.
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