Esta ferramenta, existente na Chemistry Collective, pode ser utilizada para implementar ou como alternativa aos tradicionais “trabalhos para casa”. Penso que pode ser uma boa ferramenta para promover o tempo de contacto com a unidade curricular (para além das aulas presenciais) e uma maneira de conseguir que os alunos se mantenham “mais” focados nas matérias que vão sendo leccionadas.
Algumas características do OER que justificam a escolha:
- é um OER de fácil utilização e com conteúdos de qualidade;
- as variáveis dos problemas são modificadas aleatoriamente em cada acesso, não existindo, por isso, dois problemas iguais, o que evita as cópias integrais da resolução;
- em caso de erro na resolução, a ferramenta origina um feedback para o aluno, alertando-o para os erros mais frequentes na resolução deste tipo de problemas e orientando-o na direcção correcta da resolução;
- não há um acréscimo de trabalho para os docentes, uma vez que os problemas são gerados e classificados automaticamente;
- quando o aluno acerta a resolução e a imprime para entregar ao professor, é impresso o dia e a hora em que o problema foi acedido e resolvido, dificultando as situações de “fotocópia” da resolução;
- em muitos dos problemas os alunos podem recorrer a outra ferramenta, o Laboratório Virtual (ver próximo post), onde podem realizar simulações relacionadas com o problema em causa;
- apesar de os enunciados estarem em inglês, estão escritos de uma forma simples e acessível a qualquer aluno.
Só falta convencer os restantes colegas que leccionam unidade curricular Química Geral e Bioquímica no ISA…
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Pois é Henrique, eu cá já estou convencido! O Chemistry Collective é um verdadeiro achado.O meu post sobre um OER é justamente sobre o Virtual Lab...
ResponderEliminarJá consegui convencer um..... eheheheh
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