domingo, 10 de maio de 2009

The Chemistry Collective (2) - Problemas classificados automaticamente

Esta ferramenta, existente na Chemistry Collective, pode ser utilizada para implementar ou como alternativa aos tradicionais “trabalhos para casa”. Penso que pode ser uma boa ferramenta para promover o tempo de contacto com a unidade curricular (para além das aulas presenciais) e uma maneira de conseguir que os alunos se mantenham “mais” focados nas matérias que vão sendo leccionadas.

Algumas características do OER que justificam a escolha:
- é um OER de fácil utilização e com conteúdos de qualidade;
- as variáveis dos problemas são modificadas aleatoriamente em cada acesso, não existindo, por isso, dois problemas iguais, o que evita as cópias integrais da resolução;
- em caso de erro na resolução, a ferramenta origina um feedback para o aluno, alertando-o para os erros mais frequentes na resolução deste tipo de problemas e orientando-o na direcção correcta da resolução;
- não há um acréscimo de trabalho para os docentes, uma vez que os problemas são gerados e classificados automaticamente;
- quando o aluno acerta a resolução e a imprime para entregar ao professor, é impresso o dia e a hora em que o problema foi acedido e resolvido, dificultando as situações de “fotocópia” da resolução;
- em muitos dos problemas os alunos podem recorrer a outra ferramenta, o Laboratório Virtual (ver próximo post), onde podem realizar simulações relacionadas com o problema em causa;
- apesar de os enunciados estarem em inglês, estão escritos de uma forma simples e acessível a qualquer aluno.

Só falta convencer os restantes colegas que leccionam unidade curricular Química Geral e Bioquímica no ISA…

2 comentários:

  1. Pois é Henrique, eu cá já estou convencido! O Chemistry Collective é um verdadeiro achado.O meu post sobre um OER é justamente sobre o Virtual Lab...

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