sexta-feira, 1 de maio de 2009

Recursos Educacionais Abertos – o que são afinal?

O conceito de Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources - OER) terá sido adoptado pela primeira vez, em 2002, pela UNESCO, no relatório final do Forum on Impact of Open Courseware for Higher Education in Developing Countries.

No mesmo relatório, definia-se OER como:
“The open provision of educational resources, enabled by information and communication technologies, for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes.”

Apesar de ter sido apenas o ponto de partida, esta definição levanta algumas questões relacionadas com as diferentes noções de:

  • open - que pode ser entendida com a simples utilização gratuita dos recursos disponibilizados ou ser extensível à possibilidade de o alterar, modificar, combinar e, no limite, à abertura do próprio código do software;
  • resources – que poder ser entendida apenas como os conteúdos ou, também, como o desenvolvimento de ferramentas e software para produção, distribuição e utilização dos conteúdos;
  • educational – que pode ser entendida apenas como a educação formal e institucional ou incluir também a educação ao longo da vida.

Tendo em conta todos estes aspectos, a “tentativa de definição” proposta por Tuomi (2006), mais abrangente e mais clarificadora do que a inicial proposta pela UNESCO em 2002, parece mais próxima do entendimento actual do que são OER.

Open educational resources are accumulated assets that
1) enable development of individual or social capabilities for understanding and acting
and
2) can be enjoyed without restricting the possibilities of others to enjoy them
and which either
3) provide non-discriminatory access to information and knowledge about the resource
4) generate services that can be enjoyed by anyone with sufficient non-discriminatory capabilities
5) can be contributed to by anyone, without restrictions that exceed the norms of open science

Em breve, muito em breve, porque o prazo termina no dia 4 de Maio, voltarei ao tema.

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