sábado, 2 de maio de 2009

Recursos Educacionais Abertos – alguns dos desafios

Sustentabilidade
Muito do desenvolvimento de REA tem sido concretizado com base em projectos e muitas vezes com o apoio financeiro de diferentes doadores. No entanto, é necessário assegurar a viabilidade e sustentabilidade das iniciativas dos REA no período pós-subsídio. Para serem sustentáveis, os REA devem ser integrados nas políticas, nos procedimentos e, também, nos orçamentos regulares das instituições.

Garantia de qualidade
Quando a informação é retirada de sites da web em todo o mundo, os utilizadores muitas vezes não possuem um quadro de referência para determinar a qualidade da informação obtida. Torna-se, por isso, necessário, encontrar mecanismos de garantia de qualidade, de modo a que os REA sejam, e sejam vistos como, de alta qualidade.

Direitos de autor e licenciamento
Trata-se de um problema com implicações importantes, quer para os criadores quer para os utilizadores, bem como para as suas instituições. Torna-se necessário encontrar mecanismos que clarifiquem a situação de determinado REA para a instituição, para o criador e para o usuário. As licenças GFDL (desenvolvida pela Free Software Foundation) e Creative Commons (atribuída pela organização não lucrativa Creative Commons) são exemplos de como este problema pode ser ultrapassado.

Formação de capacidade de desenvolvimento
Os indivíduos e as instituições interessados em criar, adaptar e reutilizar os REA podem não ter os conhecimentos suficientes para levar a cabo estas tarefas, como acontece com muitos dos que participamos neste curso. Torna-se, por isso, necessário que sejam apoiados para desenvolver as suas próprias capacidades, sendo o FIEL01 e o, na forja, FIEL02 um bom exemplo.

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